O típico da diferença


Há coisas na vida que você precisa aprender antes de dizer que conhece outras terras, outras pessoas, outros sabores, outras coisas... Eu , por exemplo, tive que aprender o que é de verdade água com sal e açúcar no jantar, que duendes só existem na casa da Xuxa, que CD só toca de um lado, que Paulo Coelho e Hebe Camargo são mais apreciados em shows de Stand Up do que em suas carreiras, que ovo faz mal, faz bem, e faz mal de novo, que andar de bicicleta é perfeitamente esquecível, que barata pode sofrer de depressão, que mulher na presidência é como ter uma mulher na presidência, que infinito é muito na gramática e pouco na matemática, que banho de chuva é sempre mais gostoso quando se é criança, e que o Mote con Huesillo, do Parque Metropolitano de Santiago, é ruim demais.

Ao longo de toda a subida da estrada do Parque, que possibilita aos transeuntes uma vista deslumbrante da cidade lá embaixo, notamos que as lixeiras em todo os cantos estavam repletas de latas de pêssego em calda. Aquilo não nos fazia o menor sentido, exatamente como não faz para você nesse momento. Mas eis que, numa barraquinha, lá no cume do morro, iniciou-se a descoberta do mistério.

Foi necessária apenas a placa "Bebida típica da região" para nos convencer a provar a tal delícia. Após o pedido, um copo de plástico transparente passou para as nossa mãos, saído diretamente de um latão gigante, daqueles para transporte de petróleo, que estava um tantinho enferrujado e sujo.

No copo, um líquido amarelo meio viscoso, com uns grãos amarelos aglomerados no fundo e umas grandes e alaranjadas rodelas pairando no meio do copo, algo que mais parecia um embrião extraterrestre ou um cérebro de roedor. Ao provar o conjunto da obra, detectamos: o líquido era conserva de pêssego em calda (tá explicado aí o mistério, ora!); o corpo estranho boiando era o pêssego propriamente dito; os grãos no fundo, milho.

O mais impressionante é que o Parque inteiro estava comendo (ou bebendo, ainda não sei exatamente o verbo de ação para isso) essa coisa estranha sem fazer cara feia. Então, tentamos não expor uma careta naquele momento, mas sou tão fraca! E com todo o meu rosto, disse um expressivo e mudo "Eca!".

Agora, temos de tirar a má impressão dessa bebida tentando um Mote con Huesillo de verdade. Quem sabe em outras férias? Até lá a coragem para aventuras gastronômicas retorna.


**

Comentários

  1. Que pena que não apreciamos o Mote com Huesillo no mesmo lugar.
    Tenho certeza que diria."Ah! Que delícia!

    Tenha um lindo dia.
    Bj
    Rose
    http://amigasqueengordam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Contados

Diálogo da relativa grandeza

Re-Constitución

Conversa franca