Re-Constitución


Constitución foi uma das cidades mais amistosas pelas quais passamos em nossas férias no Chile. Também foi umas das cidades mais devastadas pelo Tsunami, em 2010.

Chegamos à noite, como de costume, procurando lugar para dormir. Depois de muito andar, encontramos a pousada do Bom Velhinho ― Hostel Maule era o nome oficial, mas raramente lembramos disso.

Preenchemos a ficha e fomos para o quarto. Era o quarto mais limpo e arrumado que vimos durante essa viagem. Tudo novo, papel de parede, piso, tinta, móveis, eletrônicos, lençóis, tudo parecia ter acabado de sair da loja.

No dia seguinte, fomos tomar café na sala comum e o dono da pousada ficou conversando conosco. Ele nos relatou como foi estar no meio do Tsuname, com as ruas se retorcerem como serpentes. A sua casa foi totalmente destruída, por isso tudo era tão novo. Mostrou-nos uma foto das suas ruínas em uma revista. 

Após essa imagem descritiva, saímos pelas ruas, observando o contraste do que já havia de novo, reconstruído recentemente, com a parte ainda em destroços, com muitas casas abandonadas, caindo as paredes, sem teto, rachadas, quarteirões inteiros destruídos como em um cenário de filme de guerra. Dava para sentir uma pequena fração da força do que passou por ali.


E mesmo com tudo isso, precisamos dizer, os cenários naturais que vimos eram belíssimos. As praias, o horizonte, os jardins refeitos, muitas coisas para inspirar a resistência desse povo, permanecendo ali com suas famílias, tendo suas vidas enraizadas na terra de seus pais, em casas novas que não lembram mais as da infância, seguindo uma rotina de reconstrução constante do ânimo e das paredes, conciliando esperança e medo, este impresso nas rotas de fuga pela sobrevivência, para que possam voltar, mais uma vez, depois que a onda passar, e começar tudo de novo.




**


Comentários

  1. Lindas fotos Nina!
    Como é bom saber como as pessoas conseguem se reerguer de situações tão difíceis como este homem passou.
    Bjs
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu relato sobre o que aconteceu, as fotos também foram bastante assertivas Nina. Gostei especialmente da placa sobre para onde ir em casa de "grande onda". Não é uma placa comum essa, não se vê por aqui... Gostoso ter oportunidade de visitar, conhecer novos lugares, novas historias dá uma nova perspectiva para nossa própria história não é? Amei linda! Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lila! Sim, você tem toda razão, conhecer novos lugares é realmente muito enriquecedor! Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Contados

Diálogo da relativa grandeza

Conversa franca