Augustin


Lá estavam, todos ao redor da nuvem branca. As cores eram quase imperceptíveis, tal era a luminosidade da cena. As asas prontas para alçar voo, logo que desejassem. Quando, do meio da fumaça, surge uma figura, aparentemente forte, alta, pele negra, olhos muito atentos e...

― Aqui é álcool ou gasolina? 

O ronco do motor assustou todos os pombos, que beliscavam suas migalhas ali pelo posto de combustível. O homem se aproxima, curva o corpo, põe as mãos na janela do carro e, com sotaque que mais parecia um nordestino tentando falar espanhol, nos dirige sua ensaiada cortesia: 

― Boa tarde, meu nome é Augustin, bem-vindo ao posto Decano, estou aqui para servi-lo, espero que tenha um ótimo dia. 

Uso as vírgulas aqui por rigor gramatical, mas em favor da verdade mais verdadeira, não houve sequer separação fonética das sílabas. Toda a frase parecia uma única palavra. Resultado: "Sorry, can you repeat please?" 

Augustin é do Haiti. Está em Santiago há três meses. Conseguiu um emprego de frentista e definitivamente sabia chegar numa conversa. Em cinco minutos de atendimento, soubemos de sua viagem, de sua origem, de sua idade, sua família, seus planos: limpar o vidro, checar a calibragem dos pneus e todo o resto que se oferece num posto de combustível. 

Só o vimos uma única vez, esta vez, em todo o nosso tempo no Chile e agora ele está aqui, compondo esta galeria de contos de férias. Para não dizer que não falamos de coisas importantes.

**

Comentários

  1. Estou aqui, sem sono. Que bom um conto de ferias para ler. Muito bonito. Desculpe a falta de acentos... Nao achei... Obrigada pelas lindas palavras no blog. Amo voce. Espero que possa ter a mesma alegria que tenho em meu casamento. Bj. Rose

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Contados

Diálogo da relativa grandeza

Re-Constitución

Conversa franca